sexta-feira, 19 de março de 2010

A crônica do jacaré

(Jornal Cachoeiras em 20/03/2010)

Paralisado no acostamento da Niterói - Friburgo nas imediações da Castália por problemas de locomoção, foi visto agonizando o sofrido “jacaré”. Vomitando óleo queimado, parecia padecer de alguma outra patologia de maior gravidade.
Certo dia, extremamente exausto e com sérios distúrbios mecânicos em sua traseira esquerda, rumou para a aprazível Boca do Mato, só não conseguiu chegar no ponto final porque entalou de lado na cancela “daquela” praça de pedágio. Só lhe restou uma humilhante marcha ré de volta à garagem, e aos seus ilustres passageiros prosseguirem na viação canela, até porque naquele horário, por volta das sete e meia da noite, as “lagartixas” já estavam dormindo.
Esses aligátores já passaram da terceira idade, suas artroses férricas e engrenagens enferrujadas impedem-lhes de cumprir, e com razão, seu horário de trabalho, deixando a pé e na mão os que deles dependem.
Há quem sinta falta da saudosa “perua”, que foi a antecessora do “jacaré”; há os que torcem pela substituição imediata dos atuais espécimes, por outros mais novos, seguros, e cumpridores de seus horários; e outros mais cruéis, acham que o melhor para os crocodilianos é um merecido descanso na “cidade dos pneus juntos”, isto é, num tranqüilo e enferrujado ferro velho.
É preocupante imaginar o velho “Jaca” desgovernado despencando sem breque por entre as curvas da zona sul do Paraíso das Águas Cristalinas.
Cada vez mais intenso é o tráfego de veículos pesados no seu itinerário, pondo em risco a sua integridade e as vidas humanas que dele depende.

sábado, 13 de março de 2010

Cães que matam

(Jornal Cachoeiras em 13/03/2010)

O coliseu foi palco de sangrentos combates quando os romanos levaram para o Império o pesado Mastiff inglês no primeiro século cristão para serem utilizados em confrontamentos com leões, texugos, ursos e macacos. Descendente do Old English Mastiff, o Bulldog inglês já mostrava semelhança com o atual Pit Bull.
Em Dog pits, famosa arena de cães em Londres do século XIX, o Old Bulldog era utilizado em sangrentos combates com outros cães e touros, para o deleite dos sádicos malucos daquela época.
Muitos sucumbiam pisoteados ou com as vísceras expostas pelas dilacerantes chifradas. Os touros, muito lentos ou cansados eram esbraseados com tochas, feridos com lanças ou tinham suas caudas quebradas para que continuassem no jogo. Vários cães eram utilizados nesses confrontos, que às vezes duravam horas.
Apesar de agressivos com outros animais os bulldogs eram muito lentos. Com intuito de eliminar esta característica indesejável, os criadores da época cruzaram-no com os destemidos Terriers, pela sua agilidade e determinação, originando o Pit terrier, Half and half, American Staffordshire e o Pit Bull Terrier.
Os ancestrais imediatos do Pit Bull são originários da Inglaterra e Irlanda do século XIX. Os americanos após muitos cruzamentos conseguiram um animal mais pesado, o American Pit Bull Terrier.
O Pit Bull é um animal que precisa de muito exercício físico, racionalidade e adestramento precoce, para evitar desvios de comportamento. Se tratado com afeto e humanidade, apesar de seu passado, é um animal leal, seguro, dócil e excelente cão de guarda e companhia.
Muitos confundem o Pit Bull com o Bull Terrier, o Bulldog Americano e o American Staffordshire, provavelmente devido à ancestralidade comum a essas raças.