sábado, 29 de janeiro de 2011

Comigo ninguém pode

Jornal Cachoeiras 29 01 2011

Cuidar, alimentar, atender as necessidades básicas e ter respeito não só pelo indivíduo, mas pela própria vida animal, são fatores indispensáveis para o sucesso da relação com outras espécies.
O equilíbrio na alimentação desde a tenra idade é primordial para uma vida saudável e para o bom funcionamento dos sistemas do organismo de cães e gatos. A atenção alimentar passa pela quantidade ministrada, freqüência e principalmente pela qualidade dos nutrientes oferecidos.
Alguns produtos da nossa gastronomia não são adequados aos animais. A teobromina do chocolate; o n-propil dussulfito presente na cebola; a persina do abacate; o alcalóide solamina, encontrado na batata, cará, inhame e aipim crus; o ácido cianídrico liberado por substâncias presentes nas sementes de algumas frutas como o damasco e o pêssego; o cylitol que entra na composição das balas e pirulitos são exemplos de algumas toxinas que podem causar sérios problemas de saúde nos animais.
Estimulantes como o café e o chá preto, bebida alcoólica, uva e passas, laranja, lúpulo, folha e caule de legume, cereja, pêra, feijão, amêndoa, parte verde da batata, ameixa, osso de galinha e alimento deteriorado também são inadequados. A uva, em qualquer de suas apresentações, possui uma toxina, até então desconhecida muito perigosa para os gatos.
A antrometotoxina da azaléa; o oxalato de cálcio do comigo ninguém pode e copo de leite; os alcalóides beladonados da trombeta; os glicosídeos cardiotóxicos da espirradeira e a toxalbumina da mamona, pinhão roxo e costela de adão devem ficar distantes dos curiosos animais de estimação.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Os grandes farejadores

Cachoeiras Jornal 15 01 2011

O azul da Gasconha originaria da francesa província da Gascogne é a mais antiga raça de cães farejadores que se tem notícia. Os cães com esta característica são utilíssimos como adjuvantes nas operações de salvamento das grandes tragédias humanas.
Para ser um desses heróis anônimos o animal precisa ser bastante curioso, brincalhão, ter excelente olfato, ser dócil, destemido, de tamanho adequado e resistente. As raças mais utilizadas são o pastor, o boxer, o dobermann, o golden e o labrador, que detém o título de grande farejador com suas 250 milhões células olfativas; na frente do pastor com 220 e Fox terrier com 175. Os mais utilizados são os flexíveis e adestráveis pastores e o labrador com seu olfato excepcional.
Esses animais possuem um perfil que lhes conferem aptidão para o resgate de vitimas nas tragédias naturais, nos desabamentos e em e outros dramas humanos.
Apesar de não possuírem boa visão a sua cambimetria de quase 270º lhes conferem um espectro visual privilegiado, útil na procura em escombros. A cambimetria humana é de 180º.
Os cães de resgate quando encontram uma vítima com vida latem incessantemente recomendando ação rápida de socorro, do contrario a rapidez já não é tão necessária.
Os grandes farejadores sempre juntos dos bombeiros e policiais são também utilizados na busca de explosivos, procura de pessoas perdidas e detecção de drogas, que teve início no Vietnam quando os soldados americanos tiveram graves envolvimentos com a heroína.
Cães geólogos acham minerais sob o solo, meteorologistas prevêem as intempéries e os trufeiros localizam trufas. Tem os que encontram obras de arte roubadas, os que percebem vazamentos de gás e outros que auxiliam na elucidação de crimes como os cães forenses.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Coitados dos bichinhos ETs

Jornal Cachoeiras 08 01 2011


Evidências da inteligência canina são observadas por muitos que se dedicam ao estudo do mundo animal, e pelos que mantém estreito vínculo com esta espécie.
Atitudes e comportamentos inteligentes, discernimento e emotividade, são descritos por muitos etólogos e psicólogos de cães. Com o avanço das pesquisas, o âmago psíquico do melhor amigo do homem vem sendo vasculhado e muito ainda tem para ser desvendado.
Não é por acaso que os caninos, dentre outras espécies, são os que mais vínculos possuem com os humanos; compartilhando de várias maneiras do seu mundo, no campo das relações, da psicologia e quem sabe até da espiritualidade.
Existem cães neuróticos, felizes, deprimidos, alegres e tristes e acredito que, sentimentos tidos como exclusivos do homem como ódio, ciúme, inveja, raiva, desejo e amor também fazem parte, guardando as proporções, de sua psique.
A capacidade intelectiva do Borden, seguido do Poodle, Pastor alemão e Golden retrivier são inegáveis. São considerados por Stalen Coren, como sendo os mais inteligentes das 133 raças analisadas. Porém é uma regra variável, existem muitos “vira-latas” inteligentíssimos.
Mais de duzentos juízes de prova do American Kennel Club participaram desta pesquisa, fundamentada na inteligência funcional, na facilidade com que aprendem comandos, assimilam ensinamentos e executam tarefas.
Talvez com o entendimento da alma canina, a compreensão e o respeito a esta tão importante espécie serão praticados e os erros e barbáries, até então cometidos, reparados.
Foi preciso quase levar as baleias ao extermínio para que entendêssemos a sua importância. A baleia orca foi chamada de assassina porque matava para sobreviver; como ainda fazemos com porcos, bois, cabritos, galinhas, perus e coelhos. Este cetáceo é hoje, como o cão e o golfinho, utilizado com sucesso como adjuvante na terapia de distúrbios psíquicos em humanos.
Os cães ainda são subestimados, maltratados e abandonados quando convém, porque deixou de ser o filhote engraçadinho, não era o brinquedo que o filho queria, ficou doente, porque a raça saiu de moda e vai por aí a fora.
Enfrascados humanos, ainda buscam vidas em outros planetas.
Coitados dos bichinhos ETs.