sexta-feira, 19 de março de 2010

A crônica do jacaré

(Jornal Cachoeiras em 20/03/2010)

Paralisado no acostamento da Niterói - Friburgo nas imediações da Castália por problemas de locomoção, foi visto agonizando o sofrido “jacaré”. Vomitando óleo queimado, parecia padecer de alguma outra patologia de maior gravidade.
Certo dia, extremamente exausto e com sérios distúrbios mecânicos em sua traseira esquerda, rumou para a aprazível Boca do Mato, só não conseguiu chegar no ponto final porque entalou de lado na cancela “daquela” praça de pedágio. Só lhe restou uma humilhante marcha ré de volta à garagem, e aos seus ilustres passageiros prosseguirem na viação canela, até porque naquele horário, por volta das sete e meia da noite, as “lagartixas” já estavam dormindo.
Esses aligátores já passaram da terceira idade, suas artroses férricas e engrenagens enferrujadas impedem-lhes de cumprir, e com razão, seu horário de trabalho, deixando a pé e na mão os que deles dependem.
Há quem sinta falta da saudosa “perua”, que foi a antecessora do “jacaré”; há os que torcem pela substituição imediata dos atuais espécimes, por outros mais novos, seguros, e cumpridores de seus horários; e outros mais cruéis, acham que o melhor para os crocodilianos é um merecido descanso na “cidade dos pneus juntos”, isto é, num tranqüilo e enferrujado ferro velho.
É preocupante imaginar o velho “Jaca” desgovernado despencando sem breque por entre as curvas da zona sul do Paraíso das Águas Cristalinas.
Cada vez mais intenso é o tráfego de veículos pesados no seu itinerário, pondo em risco a sua integridade e as vidas humanas que dele depende.

2 comentários: