sábado, 19 de junho de 2010

De veterinário e louco ...

(Jornal Cachoeiras 19/06/2010)

... todo dono de animal tem um pouco. Muitos tiram uma casquinha quando o assunto é um pobre animal doente. O infeliz palpite vai desde, lubrificar o animal com aquele nigérrimo óleo queimado que dizem resolver qualquer problema de pele, até a aplicação do ivomec, aquele amigo dos balconistas das casas de ração, que debela até câncer incurável.
Ouvi a história de um cão soteropolitano, com suspeita de cinomose, que foi vítima de um desses “vizinhos metidos a saber de tudo” e sua infeliz idéia. Pra espanto de todos, o sabichão meteu azeite de dendê aquecido no pobre vira-lata, pior é que após algumas colheradas por via oral aplicou metade do que restou na veia e a outra no músculo. Coitado do cãozinho não conseguiu ser socorrido a tempo, morreu na metade do caminho parecendo um acarajé inchado.
Até sua formatura o médico veterinário passa por longos cinco anos de estudos numa faculdade, cursando anatomia, fisiologia, propedêutica, microbiologia, farmacologia, terapêutica, patologia clínica e outras dezenas de matérias da sua grade. Tudo isso para atender de forma eficiente e segura o seu animalzinho de estimação.
A verdade é que “automedicar” cães é muito perigoso e quando a vítima é um gato pior ainda, alguns medicamentos são extremamente perigosos para esses bichanos. Devemos estar atentos aos antiinflamatórios à base de diclofenato como Cataflan e Voltarem. Um único comprimido de Tylenol (paracetamol) pode matar em poucas horas um gato adulto.
Eles não conseguem biotransformar algumas drogas ocorrendo sobrecarga hepática e renal. O ácido acetilsalicílico (AAS) leva quatro horas para ser eliminado do organismo humano e 72 horas no gato sendo fácil uma overdose por esta substância nessa espécie animal.
Outra forma atual de automedicação é a utilização das milagrosas receitas do Dr. Google. Em se tratando de saúde não se deve usar a internet ou outros meios de informação como receita, a menos que se tenha um vasto embasamento científico para filtrar o que é disponibilizado no mundo virtual.
Nunca medique seu animal sem orientação veterinária. As conseqüências podem ser trágicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário