sábado, 12 de junho de 2010

Veneno de cobra

(Jornal Cachoeiras 12/06/2010)

Comuns em cães e raros em gatos os acidentes envolvendo cobras venenosas requer atendimento de emergência face a gravidade provocada pela peçonha no organismo animal.
Geralmente os animais são picados na região da face e pescoço, partes do corpo que primeiro de aproximam da cobra. A severidade do envenenamento depende da quantidade de peçonha inoculada.
Acidentes com jararacas, comuns em nossa região, são bastante doloridos. Provocam edema (inchado), sangramento e marcas arroxeadas no local. Nos casos de maior gravidade aparece sangue na urina, necrose tecidual, insuficiência renal, gangrena e choque podendo levar a morte. Com a surucucu ocorre significativo edema local, sangramentos, vômitos e diarréia. As corais verdadeiras são responsáveis por menos de 0,5 % dos acidentes, tendo pouca importância médica; seu veneno provoca sintomas neurológicos e insuficiência respiratória aguda com dificuldades de respirar, abrir os olhos e engolir.
Se um animal for atacado por uma serpente, medidas preliminares devem ser adotadas com o objetivo de evitar o agravamento do quadro clínico. Mantenha–o calmo, imóvel, quando possível utilize compressa gelada no local para minimizar o edema e procure o médico veterinário o mais breve possível para a administração do antiveneno.
Não improvise torniquete porque a toxina retida e concentrada provoca necrose e gangrena e não corte ou dilacere o local, para não acentuar o sangramento. A utilização de querosene, pó de café, terra e outras substâncias são contra indicada, pois, além de irritar, infecciona o local da picada.
Estes répteis têm grande importância no equilíbrio vital do meio ambiente, seu extermínio propicia a proliferação de roedores e instabilidade na comunidade biológica do ecossistema.
Não matar os gaviões, corujas e muçuranas, seus predadores naturais; não desmatar; evitar queimadas; manter os quintais limpos e não acumular madeiras, tijolos, telhas e pedras nas cercanias das residências diminuem os acidentes com ofídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário