sábado, 5 de junho de 2010

Remédios!

(Jornal Cachoeiras 05/06/2010)

Muito perigosos, ainda são bastante utilizados no combate às pragas da lavoura, geralmente sem as orientações e os cuidados que sua aplicação requer.
É sabido que menos de um terço dos produtores rurais calculam, através das complicadas bulas, a quantidade do veneno a ser jogada na plantação, e não chegam a 20 % os que se utilizam de cálculos agronômicos.
A intenção de lucro se sobrepõe aos impactos provocados à saúde humana e ambiental. Se gasta bem menos aplicando venenosos herbicidas do que contratando mão-de-obra para capina.
Estima-se que a cada ano mais de 3 milhões de intoxicações agudas ocorram no mundo, devido à exposição ocupacional a estes defensivos e centenas de mortes aconteçam, principalmente nos pobres países do mundo excluído.
Não sendo naturais, esses produtos sofrem lenta degradação, afetando os ecossistemas terrestres e aquáticos gerando um exército de pragas resistentes, que demandam o emprego de formulações cada vez mais veneníferas e impactantes. Ironicamente, os pesticidas e herbicidas são chamados pelos lavradores de “remédios”.
Estaremos ingerindo em doses homeopáticas, continuamente, por anos a fio esses agressores ocultos até que os inevitáveis danos em nosso organismo apareçam.
O ideal é consumir os saudáveis “alimentos orgânicos”, pena que sua aquisição ainda é inacessível a grande maioria da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário