sábado, 16 de outubro de 2010

Cães na terceira idade

Jornal Cachoeiras 16 10 2010

Um “pequinês” com seis anos ainda é relativamente novo, um “fila” a partir desta idade começa a sofrer os efeitos do tempo. As raças menores vivem mais que as maiores.
Com a idade as articulações não são as mesmas e sofrem com as artrites, artroses, hérnias de disco e calcificações. O coração bate cansado e as alterações valvulares já se fazem notar com a tosse e o cansaço. Tumores invadem os órgãos e alguns com características malignas, na fêmea o mais comum é o mamário.
Os rins não filtram como antes e as impurezas e toxinas já não conseguem deixar o corpo através da urina, sobrecarregando e intoxicando o organismo do animal. É a insuficiência renal e a temida uremia.
A placa bacteriana enfraquece a raiz do dente provocando sua queda, além de gerar mau hálito, reduzir o apetite e inflamar as gengivas. A gengivite é uma porta de entrada para bactérias patogênicas infeccionar o organismo, pondo em risco o coração com a temida endocardite bacteriana.
Quando a velhice chega, cuidados com a saúde são imprescindíveis. Prevenir a obesidade, remover os tártaros, praticar exercícios físicos moderados e visitar o veterinário regularmente aumentam a longevidade com melhor qualidade de vida.
Catarata, doença vestibular, insuficiência cardíaca, doença renal crônica, alterações articulares e distúrbios glandulares têm relação com a senilidade.
Nunca esqueça que quanto mais idoso, mais o nosso melhor amigo precisa dos nossos cuidados.

Um comentário:

  1. Neste caso meu amigo Ronaldo, devo dizer que "qualquer semelhança, não é mera coincidência". Como nós, eles precisão de maiores cuidados neste período. Ótimas informações! Obrigado!

    ResponderExcluir