sábado, 23 de outubro de 2010

Escolhendo um filhote

Jornal Cachoeiras 23 10 2010

O estilo de vida tem de ser levado em conta na escolha de um filhote. Se você tem uma vida livre voltada a prática de esportes se adaptará melhor com o Fox terrier, Dinamarques, Dachshund, Boxer, Collie, Border ou Husky. Se sedentário opte pelo Pequinês, Golden retriever, Pug e Yorkshire. Para crianças é melhor o Poodle, Pirineu, Beagle e Labrador e pra sua segurança o Dobernann, Rottweiler, Starfordshire e Pit bull.
Ter um animal emocionalmente equilibrado e esbanjando saúde tem início na escolha do filhote, evite adquirir animais medrosos, tristes, tímidos e acanhados.
É importante conhecer sua ancestralidade. Displasia coxofemoral, oclusões dentárias, sarna demodécica, testículo incluso e personalidade inadequada podem ter uma gênese genética.
Na infância é onde acontece sua formação psicológica e a construção de sua personalidade, qualquer interferência ruinosa neste período ocasionará reflexos indesejáveis no futuro. Agressividade descontrolada, taras, fobias e inadequação ao meio familiar podem ser fruto de uma formação desequilibrada, resultante de violências físicas, confinamentos perpétuos e outros desvios atrozes.
Sob o ponto de vista médico veterinário medidas têm de ser adotadas em prol de uma boa saúde. Pulgas, carrapatos, sarnas, moscas e outros parasitas, por razões obvias, têm de estarem permanentemente sob controle, assim como os vermes intestinais.
Algumas enfermidades como a cinomose e parvovirose têm maior prevalência durante o período de crescimento, onde ainda não há uma eficaz barreira imunológica que é adquirida com anticorpos formados a partir da vacinação. É importante um bom programa de imunização instituído pelo médico veterinário de sua confiança.
Uma alimentação racional, equilibrada, rica em proteínas de boa qualidade, vitaminas, minerais e pobre em fibras é de vital importância para um bom desenvolvimento. Hoje o mercado alimentício animal dispões de boas rações.
Evite a alimentação emocional, nem tudo que é bom para o nosso organismo será bom para o seu animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário