sábado, 20 de novembro de 2010

O gato em evolução

Jornal Cachoeiras 20 11 2010

Há nove milênios, utilizado no controle dos indesejáveis ratos que infestavam os campos e lugarejos daqueles tempos, teve início a domesticação dos gatos. Os animais atuais descendem de uma espécie malhada que habitava a Mesopotâmia e o esclavagismo se deu quando a humanidade engatinhava na agricultura.
A relação do gato com o homem é cada vez mais intensa, fortalecida por sua notável adaptação a espaços reduzidos, comuns nas moradias das grandes cidades e, por melhor tolerar a ausência prolongada de seus donos. Em alguns lugares do Primeiro Mundo sua densidade populacional aproxima-se, e até supera, a dos cães.
Há quem diga que o processo de domesticação desses felinos ainda não se completou, e que muitas características ocultas, num futuro próximo, virão à luz da etologia. São poucas as informações sobre sua vida comportamental; o estreitamento na relação com o homem mostrará com o tempo, peculiaridades que levarão a um melhor entendimento da sua organização e dinâmica psicossocial.
São comuns queixas relacionadas à conduta desses animais como - sair à noite, urinar em local inadequado, arranhar móveis, e predar, que dependendo da intensidade podem causar impacto na fauna local. Essa forte tendência predatória pode ser atalhada evitando o contato do filhote gatinho com suas possíveis presas.
A maioria dessas manifestações não representa desvio de conduta ou alterações comportamentais, são processos naturais da vida de relação desses bichanos.
Algumas medidas podem ser adotadas, para desviar esta conduta incômoda para locais e situações desejadas, como por exemplo, incluir um pedaço de madeira no quintal, para aliviar a pressão sobre os móveis. A castração pode resolver as brigas de caráter libidinoso, além de evitar ninhadas indesejadas.
O gato é um animal interessante, amigo, sagaz, limpo, sensível e dotado de percepções que transcendem o nosso tempo. Entendê-lo e amá-lo também é parte da nossa evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário