sábado, 27 de novembro de 2010

Au au,ui ui

Jornal Cachoeiras 27 11 2010

Nos primórdios das civilizações a dor era relacionada ao mal, à magia, às trevas e aos demônios e cuidada pelos sacerdotes, shamans e feiticeiros. Este “sinal de alerta” era considerado um inimigo que deveria ser combatido e execrado com expiações, rituais e até sacrifícios. Tudo começou com o castigo divino do pecado original, quando Eva foi sentenciada ao parto com dor e Adão a dor extenuante do trabalho.
Platão, antes de Cristo, afirmou: dói quando a proporção ou a harmonia dos elementos que compõem o ser vivo é ameaçada ou comprometida e, vivendo uma auto-consonância e em equilíbrio com a natureza, o homem dela se desvencilharia. Epícuro, três séculos antes da Era Cristã, profetizou a dor como conseqüência da busca do prazer vulgar e desmesurado.
Jesus pregou a não concepção de dor-punição ao bem aventurar os aflitos, assinalando que o sofrimento seria uma oportunidade de purificação da alma. Para Hipócrates, sedar a dor era obra divina - “Sedare Dolorem Opus Divinum Est”.
Se nos humanos a dor tem relação com “culpas” e “resgates” o que dizer nos inculpados animais que também a conhecem e dela padecem. No espiritismo a dor animal é um instinto de preservação, a insensibilidade de seus corpos físicos seria incompatível com a vida. Segundo esta corrente, a excitação psíquica oriunda da dor auxilia no despertar do princípio inteligente, já no homem sendo a consciência definida, é uma reação aos abusos do livre arbítrio, e nele, a que mais dói é a moral.
Por não verbalizar fica difícil o entendimento da dor física nos animais. Sua detecção é muito mais dependente de mudanças comportamentais do que de sinais específicos. Podem ser evidências de dor: depressão, desconforto, falta de atenção, gemido, diminuição do apetite, mutilação, imobilidade, agressividade, isolamento, tremores, taquipneia e taquicardia.
A debelação da dor nos animais, além de ser uma questão ética, tem a ver com sentimentos humanitários. Na atualidade a terapêutica dispõe de medicamentos que proporcionam bem estar aos animais violentados pela dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário