sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Seres indefesos

Jornal Cachoeiras 06 08 2011

Os pássaros são responsáveis pela arborização e muitas espécies estão à beira da extinção, o tietê-coroa foi banido da vida da floresta e o sabiá-pimenta, o bicudo e o chanchão voam na corda bamba. Esses indefesos seres em suas reclusões, sem lágrimas choram um lindo canto de lamúria, saudade e tristeza, como se almejassem despertar a enfrascada consciência de seu carcereiro, ainda inábil pra distinguir a doce melodia que singram os ares, do infeliz lamento vocalizado num canto frio de um poleiro.
Ao retirá-los da natureza balançamos com o equilíbrio vital e desestruturamos todo um bioma. Sementes de inúmeras espécies vegetais são nas matas dispersas por estes pequenos voadores. Em longo prazo, o cativeiro dos pássaros compromete toda a estrutura do ecossistema. A diminuição das populações desses dispersores causa agravos, até nas matas preservadas.
É uma insensatez aprisionar um passarinho. Existem melhores maneiras de mantê-los próximos e ouvir seus cantos, sem ter que submetê-los à melancólica clausura perene. É estranho ver a imagem e semelhança do Criador aprisionar uma das mais perfeitas e formosas obras da Criação.
Disse Einstein que “existem apenas duas coisas infinitas – o universo e a estupidez humana. E não tenho certeza do universo”.
E também Mahatma Gandhi – “O Planeta Terra tem como dar ao homem tudo que ele precisa. Mas não o que ele cobiça”.
A lei do Firmamento é implacável com os que agridem a natureza, e inflexível com os que trancam em cativeiro os seres que habitam os céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário