sábado, 27 de agosto de 2011

Era pra ontem


Jornal Cachoeiras 27 08 2011

A biosfera perde todos os dias cerca de quatro hectares de mata habitada por vegetais e animais ameaçados. A extinção de espécies nativas é nociva, não só aos organismos, como também ao equilíbrio da cadeia alimentar acarretando grave instabilidade ao ecossistema.
A baixa umidade relativa do ar predispõe à combustão que pode ser espontânea, advinda da refração da energia solar em latas, vidros e ferramentas. Pontas de cigarros, balões, fogueiras em acampamentos e queimadas descontroladas são causas não naturais de incêndios nas matas.
O fogo aniquila toda a micro fauna e flora, representada pelos fungos, bactérias e outros microorganismos decompositores, sem os quais os ninhos, sementes, árvores e habitantes da mata não existiriam.
Fugindo das labaredas fumegantes, certos animais tentam a sorte em outros cantos e dentre eles, alguns não são desejáveis como os ratos, escorpiões, aranhas e serpentes, que se socorrem em locais não apropriados pondo em risco a integridade de homens e animais.
O impacto no ambiente resultante da queimada é cada vez maior e a real dimensão dos estragos, ainda não está bem compreendida. O fogo fora de controle destrói o solo, danifica os mananciais hídricos e conspurca o ar, afetando a saúde respiratória dos seres pulmonados.
Cientistas, ambientalistas e preservacionistas sabem que as queimadas comprometem a física, a química e a biologia do solo, o que leva a resultados matemáticos impresumíveis.
Os incêndios e sua densa emissão de gases bloqueadores de calor, como o carbônico e o metano, são a segunda maior causa do efeito estufa e do aquecimento global.
Muito utilizado nos dias de hoje na agricultura, o fogo empobrece a terra. O agricultor tenta repor os nutrientes torrados utilizando fertilizantes, que engordam a agroindústria e contaminam seus produtos.
Utilização de recursos como a disposição de brigadas contra incêndio nas áreas vulneráveis e conscientização ecológica têm de ser praticadas sem demora. A educação ambiental tem de estar hoje nas escolas dos cultivadores do solo do amanhã.
... Era pra ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário