Mais lidos
domingo, 29 de setembro de 2013
O perigo invisível
O solo é constantemente castigado na cidade com o descarte de perigosíssimos metais pesados como o cádmio, o zinco, o mercúrio e o chumbo entre outros, que compõe as mais de três bilhões de pilhas e baterias para uso doméstico produzido todos os anos, sem contar as 11 toneladas de baterias de celulares descartadas.
No ambiente são uma fonte potencial de poluição, esses metais pesados por lixiviação podem alcançar águas subterrâneas.
O campo sofreu no passado com os temidos cancerígenos organoclorados muito usados nos anos 70. No Brasil em 1989, após intermináveis pressões populares, finalmente foi proibido a utilização de formulações a base de cloro.
Hoje os fosforados orgânicos são largamente utilizados na lavoura e somente um terço dos produtores rurais calcula a quantidade certa através daquelas complicadas bulas, e menos de um quinto se utilizam de cálculos agronômicos. A fiscalização no campo só se preocupa com a comercialização, não existe vigilância nem orientação para sua correta aplicação.
O risco de contaminação não se limita ao homem do campo. Essas moléculas orgânicas alcançam o solo e as águas subterrâneas e frutas, legumes e hortaliças que comemos podem conter resíduos contaminantes.
O Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos na lavoura, anualmente são gastos perto de três bilhões de dólares na compra desses venenos.
Estima-se que mais de dois milhões de intoxicações agudas ocorram no mundo todos os anos pela exposição ocupacional e mais de trezentas mil mortes aconteçam principalmente no terceiro mundo.
Por não serem naturais, esses “remédios, assim ironicamente chamados pelos lavradores, são de difícil degradação, acumulam nos ecossistemas terrestres e aquáticos podendo alcançar a cadeia alimentar com efeitos devastadores. O aparecimento de pragas resistentes exige formulações cada vez mais impactantes.
A limpeza de frutas e hortaliças, além de eliminar microorganismos, reduz a contaminação química. As frutas devem ser lavadas com sabão, água corrente e descascadas. As hortaliças, além de abluídas, devem ser imersas em água com limão por vinte minutos.
Os naturais produtos orgânicos vêm ganhando espaço junto ao consumidor cada vez mais alerta aos sérios danos causados pelos cancerígenos contaminantes.
Cuidado com aquela fruta ou hortaliça vistosa e sedutora...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário