domingo, 2 de maio de 2010

Máquina de matar

(Jornal Cachoeiras em 01/05/2010)

Bastante resistentes a enfermidades e possuidores de um fenótipo privilegiado, geralmente não necessitam de anabolizantes para aumento de peso, basta uma alimentação racional de boa qualidade e exercícios moderados, sendo o excesso também prejudicial, pois expõe perigosamente suas articulações e musculaturas.
Os cruzamentos feitos nos EUA originaram uma diversidade fenotípica que tornou difícil afirmar um padrão único para a raça, o que não acontece com seu parente próximo Starffordshire terrier, porém algumas características devem ser observadas: as orelhas podem ou não ser amputadas, sendo tal prática atualmente proibida por lei; a trufa (nariz) pode ser marrom, vermelha ou preta e o stop bem pronunciado; é permitida qualquer cor de pelagem. Possuem ainda a cabeça retangular, cujo crânio é achatado e mais largo na inserção das orelhas; a cauda é curta, se comparada ao corpo, fugindo ao padrão quando mantida sobre o dorso ou curvada e, olhos claros ou escuros, desde que arredondados.
Ocorre uma grande variação de temperamento dependendo do genótipo; desde animais extremamente agressivos, até verdadeiros cavalheiros seguros e controláveis.
Tanto o Pit Bull como o Starffordshire possuem forte inclinação para o ataque, não é incomum brigas entre mãe e filho e entre irmãos, mesmo de sexos diferentes.
É fundamental, ao escolher um filhote, ter conhecimento do temperamento da sua ascendência e atenção redobrada na importantíssima fase de socialização. O controle da agressividade é diretamente proporcional ao desenvolvimento psíquico nesta fase. Cães que recebem uma socialização inadequada terão considerável tendência a agressividade mórbida e ao descontrole emocional.
Os animais que são utilizados em rinhas ou com objetivos nada humanos passam por um cruel ritual desde filhotes, tornando-se verdadeiras máquinas de matar. Ficam presos em cavernas escuras por longos períodos, são humilhados e incentivados ao descontrole. Gatos, coelhos e aves vivas são usados nesse insano treinamento e os filhotes são estimulados a destroçar os pobres vira-latas.
Quem escolhe um Pit Bull deve ter consciência que tem sob sua responsabilidade um animal que se bem conduzido será um excelente guarda e um fiel companheiro porém, se negligenciado, invariavelmente se tornará numa arma letal com impacto mandibular de quase 1 tonelada de força. Realmente é uma arma bastante pesada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário