sábado, 29 de maio de 2010

Animais totêmicos

(Jornal Cachoeiras em 29/05/2010)

Existem duas classes de seres animados, o animal com as mais variadas espécies e a humana da qual apenas uma espécie sobreviveu.
Os antigos filósofos gregos notaram nos animais reações psíquicas parecidas com as do ser humano. Por causa dessas “heresias” muitos desses pensadores da época foram apedrejados e assados na fogueira inquisitória, como profanadores e deturpadores da concepção divina.
Os animais tem um papel tão importante na coletividade humana que nossa existência sem eles seria inumana. Até mesmo nas crenças e religiões contemporâneas o animal é parte intrínseca.
Algumas mensagens espirituais são simbolizadas no Cristianismo através das pombas, carneiros e peixes. Os próprios demônios bíblicos têm patas, chifres e caudas e os Anjos celestes também não deixam de possuir uma característica animal, as poderosas asas que lhes permitem volitar como os pássaros.
Anjos e demônios encerram uma coisa em comum, como os animais não precisam de vestidura, com exceção dos Querubins e Serafins que pela proximidade com os humanos usam túnicas para se cobrir.
Gatos, serpentes e pássaros eram deusificados no antigo Egito. Em vários países da Ásia e África nos deparamos com o totemismo - expressão mística da origem e do fim do homem no corpo animal - e os Hindus reverenciam a vaca que comemos enchurrascada como responsável pela vida humana na Terra.
Só recentemente os mantos que cobrem as filosofias pré-cristãs estão sendo retirados e a preocupação dos antigos hereges e profanadores se fazem novamente presentes.
Como disse Lactâncio: “o homem somente difere dos animais porque é o único que possui uma religião”. Essa oportuna afirmação relacionada às duas classes de seres animados não pode ser ignorada.

Um comentário:

  1. ronaldo meu cachoro ta com uma cocheira na orelha queri msaber o que que é se tem algumremédiopara passar se tiver me envie uma mensagen para me email.brunofarias2010@hotmail.com

    ResponderExcluir