sábado, 25 de setembro de 2010

A asma e o gato

Jornal Cachoeiras 25 09 2010

Os gatos são ágeis, surpreendentes, independentes e bastante misteriosos. São tidos como os maiores predadores, pela forma, sagacidade e diversidade de vítimas que predam.
O Miacis é o seu ancestral, como de outros felinos e cães. Uma de suas ramificações deu origem ao primeiro gato, o prociluris, até chegar ao Felis lunensis, pai dos atuais gatos selvagens.
Esses felinos são bastante excêntricos, alguns adultos e nunca os filhotes, aprecia o “catnip”, uma erva que possui uma substância oleosa denominada hepetalactone, que lhes proporciona um estado de semiêxtase e euforia. Este óleo entra na confecção de muitos produtos e brinquedos de gatos, também é utilizado no reumatismo e como repelente de insetos.
Possuem o hábito de afiar as unhas em sofás, árvores e outros objetos. É uma forma de manter suas garras em dia e delimitar seu território.
Seus olhos brilham no escuro devido ao tapetum lucidum, uma camada de células especializadas localizada por detrás da retina, que reflete a luz através de suas pupilas dilatadas, acentuando sua visão noturna.
Existem várias teorias que explicam o ronronar, vocalização de baixo timbre audível a curta distância emitida geralmente quando o gato está feliz ou relaxado. Desde a passagem do ar pelas falsas cordas vocais e vibração das vizinhas pregas vestibulares até a passagem do sangue pela artéria aorta, resultando num ruído turbulento amplificado no seu diafragma. Atualmente acredita-se ser produzido por impulsos rítmicos da laringe. Sabe-se que o ronronar libera endorfinas levando o animal a uma sensação momentânea de felicidade e bem estar.
Os gatos não transmitem asma como muitos pensam. Uma proteína contida em sua saliva que fica na pelagem com a lambedura, se aspirada, desencadeia crises nos asmáticos. Banhos regulares diminuem a concentração desta substância nos pêlos, tornando-os menos incômodos. Crianças que convivem com os gatos desde a tenra infância podem desenvolver imunidade a esse alérgeno.
A propósito, os gatos devem ser vacinados anualmente contra a panleucopenia, clamidiose, calicivirose, rinotraqueíte e raiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário