sábado, 8 de janeiro de 2011

Coitados dos bichinhos ETs

Jornal Cachoeiras 08 01 2011


Evidências da inteligência canina são observadas por muitos que se dedicam ao estudo do mundo animal, e pelos que mantém estreito vínculo com esta espécie.
Atitudes e comportamentos inteligentes, discernimento e emotividade, são descritos por muitos etólogos e psicólogos de cães. Com o avanço das pesquisas, o âmago psíquico do melhor amigo do homem vem sendo vasculhado e muito ainda tem para ser desvendado.
Não é por acaso que os caninos, dentre outras espécies, são os que mais vínculos possuem com os humanos; compartilhando de várias maneiras do seu mundo, no campo das relações, da psicologia e quem sabe até da espiritualidade.
Existem cães neuróticos, felizes, deprimidos, alegres e tristes e acredito que, sentimentos tidos como exclusivos do homem como ódio, ciúme, inveja, raiva, desejo e amor também fazem parte, guardando as proporções, de sua psique.
A capacidade intelectiva do Borden, seguido do Poodle, Pastor alemão e Golden retrivier são inegáveis. São considerados por Stalen Coren, como sendo os mais inteligentes das 133 raças analisadas. Porém é uma regra variável, existem muitos “vira-latas” inteligentíssimos.
Mais de duzentos juízes de prova do American Kennel Club participaram desta pesquisa, fundamentada na inteligência funcional, na facilidade com que aprendem comandos, assimilam ensinamentos e executam tarefas.
Talvez com o entendimento da alma canina, a compreensão e o respeito a esta tão importante espécie serão praticados e os erros e barbáries, até então cometidos, reparados.
Foi preciso quase levar as baleias ao extermínio para que entendêssemos a sua importância. A baleia orca foi chamada de assassina porque matava para sobreviver; como ainda fazemos com porcos, bois, cabritos, galinhas, perus e coelhos. Este cetáceo é hoje, como o cão e o golfinho, utilizado com sucesso como adjuvante na terapia de distúrbios psíquicos em humanos.
Os cães ainda são subestimados, maltratados e abandonados quando convém, porque deixou de ser o filhote engraçadinho, não era o brinquedo que o filho queria, ficou doente, porque a raça saiu de moda e vai por aí a fora.
Enfrascados humanos, ainda buscam vidas em outros planetas.
Coitados dos bichinhos ETs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário