sábado, 29 de janeiro de 2011

Comigo ninguém pode

Jornal Cachoeiras 29 01 2011

Cuidar, alimentar, atender as necessidades básicas e ter respeito não só pelo indivíduo, mas pela própria vida animal, são fatores indispensáveis para o sucesso da relação com outras espécies.
O equilíbrio na alimentação desde a tenra idade é primordial para uma vida saudável e para o bom funcionamento dos sistemas do organismo de cães e gatos. A atenção alimentar passa pela quantidade ministrada, freqüência e principalmente pela qualidade dos nutrientes oferecidos.
Alguns produtos da nossa gastronomia não são adequados aos animais. A teobromina do chocolate; o n-propil dussulfito presente na cebola; a persina do abacate; o alcalóide solamina, encontrado na batata, cará, inhame e aipim crus; o ácido cianídrico liberado por substâncias presentes nas sementes de algumas frutas como o damasco e o pêssego; o cylitol que entra na composição das balas e pirulitos são exemplos de algumas toxinas que podem causar sérios problemas de saúde nos animais.
Estimulantes como o café e o chá preto, bebida alcoólica, uva e passas, laranja, lúpulo, folha e caule de legume, cereja, pêra, feijão, amêndoa, parte verde da batata, ameixa, osso de galinha e alimento deteriorado também são inadequados. A uva, em qualquer de suas apresentações, possui uma toxina, até então desconhecida muito perigosa para os gatos.
A antrometotoxina da azaléa; o oxalato de cálcio do comigo ninguém pode e copo de leite; os alcalóides beladonados da trombeta; os glicosídeos cardiotóxicos da espirradeira e a toxalbumina da mamona, pinhão roxo e costela de adão devem ficar distantes dos curiosos animais de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário