sábado, 8 de outubro de 2011

Doenças globalizadas

Jornal Cachoeiras 08 10 2011

Muitas doenças animais afetam o homem, são as zoonoses e algumas são bastante graves. O vírus da raiva liquida sem piedade a sua vítima, a bactéria da leptospirose faz um estrago considerável em organismos animais e um novo mutante do H5N1 se expande pela Ásia assustando a humanidade. A ONU alerta sobre o ressurgimento da gripe aviária que pode chegar pelas correntes migratórias
O estreito envolvimento do homem com os pets não para de crescer. Em meio ao caos e a desconfiança global em que está mergulhada a humanidade a fidelidade do seu animalzinho de estimação chega em boa hora e ganha cada vez mais espaço - o mercado pet quem o diga.
A proximidade com os animais traz benefícios tanto na esfera física quanto psicológica mas dividir o espaço com um animal requer a adoção de medidas sanitárias e cuidados específicos para que a relação seja segura, não pondo em risco a saúde familiar. Cuidar, alimentar, vacinar, manter uma boa higiene além de entender e amar, são fatores primordiais.
Aves podem transmitir a “Chlamydophila psittaci”, bactéria causadora da psitacose nos psitacídeos, ornitose nas outras aves e clamidofilose nos mamíferos - no homem é uma zoonose ocupacional, eventual, com sintomas moderados; a gravidade da infecção tem relação direta com as defesas do organismo. Idosos com idade avançada, crianças e imunodeprimidos são mais susceptíveis a forma mais grave.
Permanente higiene e alimentação equilibrada aumentam a imunidade das aves e em conseqüência, reduz substancialmente a possibilidade de enfermidades.
Calopsitas, papagaios, periquitos, cães, gatos, répteis, roedores e tartarugas necessitam, para o bem de todos, de cuidados e atenção quanto a sua saúde. O médico veterinário deve ser consultado quando se faz necessário

Nenhum comentário:

Postar um comentário