sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nem sempre o melhor amigo

Jornal Cachoeiras 29 10 2011

Acidentes envolvendo cães não são tão incomuns, a mídia reforça esta teoria através de seus noticiários. Um cão dominador ou que carrega seqüelas de uma ausente ou inadequada socialização pode ser uma arma bastante perigosa.
Um animal marcadamente dominante estará sempre em defesa de sua posição hierárquica na matilha, onde o homem é parte.
Na pirâmide psicológica desses animais encontramos os assumidamente dominadores, os que aspiram dominar, os emocionalmente equilibrados, os medrosos e tímidos, que quando encurralados mordem por medo e os extremamente independentes, que nem aos donos se apegam.
Cada perfil psicológico animal deve ser adequalizado, se é que esta palavra existe, ao correspondente de seus donos. O bom convívio exige preparo de quem assume a relação e conhecimento de determinadas particularidades raciais e individuais.
Do nascimento até a sétima semana de vida, quando seu cérebro já estará completo, a atenção deverá ser redobrada. Tudo que acontecer de ruim neste curto período marcará, de certa forma, sua personalidade, formando comportamentos indesejáveis como conduta desequilibrada, agressividade descontrolada e temor mórbido.
Algumas características raciais, como a agressividade, já vêm no pacote genético, oriundos de seus ancestrais. Seu fenótipo é fruto da interferência ambiental no seu genótipo. Cães violentados e desrespeitados acentuam determinadas potencialidades herdadas, inadequadas ao convívio em família.
O teste de Volhard é uma boa dica pra quem quer ter um cão e está em dúvida sobre qual escolher. Deve ser aplicado no final da fase de socialização, isto é, no 49º dia de vida e projeta o temperamento do novo membro da família e sua reatividade frente à dominância humana.
Esta avaliação serve de parâmetro para orientar o melhor manejo na criação, tendo em vista a formação de um indivíduo seguro, feliz e equilibrado.
Alguns canis de reprodução já praticam o teste, vendendo a seus clientes animais apropriados às suas aspirações e necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário