domingo, 23 de outubro de 2011

Ratos que voam

Jornal Cachoeiras 22 10 2011

Um simboliza a paz, dois o amor e muitos uma revoada de problemas. Vivem em média oito anos, podem ir do Rio a São Paulo sem se cansar, numa velocidade de até 80 km/h e são capazes de localizar seus ninhos a mais de mil quilômetros além.
No testamento antigo, a pomba retornou a arca de Noé com um ramo de oliveira, simbolizando que Deus tinha dado uma trégua na batalha contra a humanidade, na mitologia cristã e judaica uma pomba branca representa a paz e simboliza o Espírito Santo descendo sobre Cristo em seu batismo no Jordão
Essas aves columbiformes chegaram no século XVIII através de embarcações oriundas do velho mundo, principalmente da costa da Inglaterra e Portugal. Aqui encontraram farta alimentação, condições arquitetônicas parecidas com o habitat rochoso de seus ancestrais e a hospitalidade do brasileiro ao exótico.
Seus predadores naturais são as aves de rapina, quase inexistentes nas áreas urbanas; em alguns aeroportos são usados falcões no seu controle já que é uma ameaça à segurança dos vôos.
O “rato com asa” alberga agentes de doenças como a histoplasmose, toxoplasmose, ornitose, salmonelose e a prevalente criptococose, provocada por um fungo que pode levar a meningite e pneumonia no homem.
Além dos agravos a saúde o pombo é responsável por danos materiais, entupindo ralos, calhas e deteriorando com seus excrementos corrosivos metais, madeiras, pedras e superfícies das edificações.
Existem vários métodos de controle das populações columbófilas, que vão desde a utilização de barreira física, inclinação de superfície de pouso, pombais de reprodução controlada, uso de repelentes e emprego de contraceptivos.
O melhor controle é não alimentá-los, seu crescimento populacional é diretamente regulado pela disponibilidade de comida.
Matá-los não resolve o problema. É sabido que se eliminarmos um décimo de uma população de pombos, os 10% que morreriam de enfermidades, fome e frio sobrevivem de alguma maneira, preservando a integridade da população.
Está no Artigo 20 da Lei Ambiental 9605/98 - os pombos são animais domésticos, matá-los ou causar-lhes danos físicos é passível de pena de reclusão inafiançável de até cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário