sábado, 31 de julho de 2010

Habitantes da noite

Jornal Cachoeiras 31 07 2010

Das espécies de ratos existentes em nosso meio a ratazana, gabiru ou rato de esgoto é a que possui maior importância com relação à saúde pública. Esses asquerosos habitantes da noite difundem leptospirose, tifo, antavirose e peste bubônica entre outras zoonoses; causam prejuízos econômicos contaminando alimentos, destruindo utensílios e edificações, e dão à cidade um aspecto de desleixo e insalubridade. Seu surgimento durante o dia é indicativo de altíssima infestação
Estes comensais fossoriais são agressivos e bem organizados. Suas comunidades - formadas por adultos dominantes e, velhos, doentes e fracos dominados - são neofóbicas, isto é, possuem aversão a tudo que é novo; na presença de uma nova fonte de alimento os membros sobrepujados serão usados no primeiro contato, se morrerem o restante da colônia a ignorará.
A estabilidade da colônia de Rattus norvegicus é dependente de três condições básicas: água, abrigo e alimentos encontrados no lixo e seus bolsões. O seu tamanho tem relação direta com a oferta de nutrimentos: quanto maior mais indivíduos nascerão, e com sua diminuição, a baixa fertilidade, a competição entre colônias e o canibalismo serão fatores limitantes a proliferação.
A utilização de venenos como medida de controle representa risco às espécies animais não alvos, além de acarretar impacto ao meio ambiente pela contaminação da água e do solo. A desratização química é utilizada quando as atividades preventivas - que passam pela educação sanitária, tratamento do lixo e saneamento básico – são ineficientes ou não são adotadas; o uso de raticidas por si só não representa eficácia nas ações de combate e sua utilização requer cuidados e bom senso na aplicação, para que acidentes desagradáveis não aconteçam. Sem um programa de anti-ratização adequado, as atividades de controle serão incipientes, já que a dinâmica populacional desses sinantrópicos é bastante acentuada.
Contribua com o setor municipal de combate aos roedores não jogando detritos nas ruas e margens dos rios, mantendo limpos quintais e terrenos baldios, evitando entulhos no peri-domicílio e dispondo o lixo na rua pouco antes da passagem do caminhão de coleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário