Mais lidos
sexta-feira, 19 de maio de 2023
Por fora bela viola, por dentro pão bolotent
Por fora bela viola; por dentropão bolorento
(Jornal Cachoeiras 19.11.2022)
Ronaldo Rocha
Vivemos em uma perigosa dependência aos insumos agrícolas, até bem pouco tempo se utilizou os cancerígenos e teratogênicos organoclorados, que após pressão popular finalmente teve a sua utilização proibida na agricultura.
Hoje os fosforados orgânicos e os piretróides, não tão menos perigosos, dominam o mercado e o herbicida glifosato, Roundup, o mais popular no Brasil, está com os dias contados em muitos países por seu envolvimento em muitos tumores, diabetes, microcefalia e até alzheimer.
Menos da metade dos produtores rurais calculam a quantidade segura do veneno a ser aplicado em suas plantações e bem menos se baseiam em cálculos agronômicos. A fiscalização no campo é mais voltada a comercialização de seus produtos, sendo parca a vigilância e a devida orientação na correta utilização desses defensivos. Os produtos voltados a exportação, por exigência do importador, tem rastreabilidade; o problema é com o consumo interno.
Os riscos, não se limitam somente ao trabalhador rural e aos consumidores, suas deletérias formulações alcançam o solo e em locais de alta precipitação pluviométrica são varridos aos cursos d'água e lençóis freáticos.
O Brasil é um dos países que mais utilizam agrotóxicos em suas lavouras, gastamos anualmente quase quatro bilhões de dólares na sua aquisição, de países que nem os utilizam.
Por não serem naturais e de difícil degradação, acumulam-se nos ecossistemas terrestres e aquáticos contaminando-os. Sua inadequada utilização geram cada vez mais pragas resistentes o que leva a mais formulações, que ironicamente são conhecidos como remédios.
A lavagem de frutas e hortaliças, além da importância sanitária , diminui os resíduos químicos neles impregnados.
Os naturais produtos orgânicos vêm ganhando espaço junto ao consumidor, pena que, pelo seu preço, não estão ao alcance da maioria da população.
Cuidado com aqueles legumes, frutas e hortaliças grandes e bonitas, podem albergar particulas desses venenos.
Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário