segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O cão está com raiva ...

... de todos que o maltratam, por meio da agressão física, da tortura psicológica, do confinamento perene, do acorrentamento perpétuo, da fome, da negligência ou do abandono; ou de todos.
Cães que vivem em lares desajustados são vítimas em potencial desses agravos; ficam neuróticos, sofrem de depressão e desenvolvem distúrbios comportamentais incômodos e perigosos como automutilação, insegurança e agressividade descontrolada.
É inegável que a estreita proximidade com os humanos rendem-lhes alguns dividendos como, abrigo aconchegante, vacinas de boa qualidade, cuidados médicos, carinho de vez em quando, alimentação farta e passeio ao entardecer, isto é, quando em seus lares são considerados e respeitados.
Em contrapartida, a agressão e os maus tratos os deixam doentes, loucos e infelizes, a tal ponto de muitos não responderem pelos seus atos, ou melhor, pelos seus dentes.
É dever do homem proporcionar vida digna aos animais, até porque é ele quem estabelece o início da relação onde o respeito e o amor são fundamentais; o resto é bom senso.
A propósito, não deixe de vacinar o seu melhor amigo contra a Raiva.
Ela mata; a ambos.

Jornal Cachoeiras – 19/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário