sábado, 21 de maio de 2011

Cachoeirense no ranking nacional de tiro esportivo

Jornal Cachoeiras 21 05 2011

Juarez Fraga Machado (Leza) da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) obteve o 9ª lugar nacional no Trap Americano Top 200 Senior B, ficando na frente de alguns representantes de Santa Catarina - que possui os melhores atiradores-, São Paulo, Bahia, Alagoas entre outros estados da federação.
O trap ou prato que é feito de calcário, argila ou alcatrão em forma de “brisbee” com 110 mm de diâmetro é lançado em alta velocidade no ar e é a mira móvel do competidor. É utilizado nesta modalidade espingarda com cano sobreposto calibre 12 com munição que, dependendo da prova, pode ter maior ou menor peso, tamanho e quantidade de grãos de chumbo.
Nossa região possui bons atiradores, um exemplo é o friburguense José Salvador Trindade, classificado em 5º lugar nos jogos Olímpicos de Berlim, na modalidade “carabina deitado”.
O tiro ao alvo foi incluso como modalidade esportiva nos primeiros jogos da era moderna em Atenas em 1896, sendo suspenso 30 anos depois em Amsterdã em virtude da tensão existente na Europa mergulhada na Primeira Grande Guerra Mundial. Nesta modalidade são utilizadas armas de fogo ou de ar comprimido. Concentração, precisão, velocidade e controle da respiração são indispensáveis.
O húngaro Karoly Takacs fez parte da equipe de seu país campeão de tiro olímpico em 1938, quando uma granada decepou sua mão direita - que ele utilizava para atirar. Uma década depois em Londres, num exemplo notável de superação, Takacs conquistou as duas primeiras medalhas de ouro da categoria “rapid-fire”, atirando com a esquerda.
As normas são reguladas pela International Shooting Sport Federation, organismo internacional sediado na Alemanha
Para Londres em 2012 o Brasil está classificado em duas vagas e disputará uma prova masculina e outra feminina no tiro esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário