segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O canto de um lamento

Capturados nos vales, planícies e montanhas, deixam os céus quando impiedosamente são engaiolados nos avernos das pequenas prisões, tristes, claustrofóbicas e desumanas.
A cada alvorada a esperança de voar se desfaz nas grades que os aprisionam e a cada crepúsculo suas asas encolhidas confortam seus pequenos corpos num canto triste de sua gaiola.
Ainda gorjeiam um lindo canto de lamento, saudade e tristeza como se quisesse despertar a consciência de seu algoz.
É degradante ver a “imagem e semelhança do Criador” aprisionando uma das mais formosas obras da Criação. Ainda usam a harmonia triste da prisão para o seu insano deleite. Ofuscados são incapazes de distinguir a melodia do lamento.
O homem tem sido através dos tempos o mais temível e cruel predador, o mais inconseqüente e abominável devastador. Além de retirá-los do ambiente onde são importantes na cadeia alimentar e no equilíbrio ecológico ainda devastam seu habitat através do desmatamento. Os pássaros são responsáveis pela arborização e muitas espécies estão em via de extinção.
Já que não conseguem coibir estas atividades ilegais, os órgãos ligados ao meio ambiente deveriam desenvolver nas escolas, atividades de conscientização voltadas à preservação da fauna, da flora e da vida dos pássaros.
Quanto maior o desrespeito com a vida animal maior o atraso e a decadência de um povo e mais enfrascada se encontra a sua ínfima consciência.
A Lei Divina é impiedosa com os que agridem de qualquer forma a natureza, e inexorável com os que lançam em cárceres privados as aves que habitam os céus.

Jornal A Voz da Cidade – 11/03/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário