Mais lidos
sexta-feira, 19 de maio de 2023
O trágico fim de um espetáculo
O trágico fim de um espetáculo
Ronaldo Rocha
Perto do Natal de 1961 o time do Botafogo, campeão por antecipação perdia, com Mané Garrincha, a invencibilidade do campeonato carioca para o América no Maracanã.
Em Niterói mais de três mil pessoas, a maioria crianças, assistem o espetáculo inaugural do "Gran Circus Norte Americano".
No momento da apresentação dos trapezistas, um grito de "fogo" ecoa do picadeiro; aglomerando as pessoas em pânico na única saída existente, quando um parafinado toldo em chamas cai encobrindo-as.
Apavorados os elefantes pisoteiam umas; mas salvam outras ao romper a lona permitindo a fuga.
Com meu saudoso pai Taciano, desembarquei na estação de General Dultra onde presenciei enfileirados corpos carbonizados, depois levados para um anexo que o palhaço Carequinha ajudou a construir no cemitério de Maruí.
Como tudo começou, é uma incógnita. Dequinha, um maconheiro viciado em confissões que ganhava a vida vendendo pintinhos coloridos no terminal das barcas foi detido e responsabilizado; morreu ao fugir da cadeia em 1973.
Seu comparsa Bigode, o que jogou álcool na lona para ele riscar o fósforo, ficou dez anos comendo de graça na prisão.
Sobre a origem do incêndio foram levantadas outras possibilidades: ponta de cigarro, faísca do trem e curto circuito
A atriz Gina Lollobrigida doou sangue, o presidente Jango chorou e o Papa João XXIII pelas vítimas rezou.
Em greve o hospital Antônio Pedro pouco socorreu e o recém formado Pitangui mostrou que a cirurgia plástica não era só cosmética.
O Gentileza José Datrino, o que profetizou que “o cigarro é a chaminé do capeta’, num momento epifânico acampa no local da fatalidade e entre frases desconexas, planta flores sobre as cinzas e amontoa os calçados perdidos na tragédia.
Wilson Vieira, delegado de polícia de Cachoeiras de Macacu, com seu Jipe numa atitude solidária angaria remédios e outros itens necessários.
Quarenta anos depois o "Gran Circus" mudou para “Lê Cirque”. Seus proprietários responderam por maus tratos aos animais.
Foi a maior tragédia circense do Brasil, onde perdi dois familiares, que hoje teriam a minha idade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário