domingo, 13 de dezembro de 2009

Benefícios da esterilização

O crescimento da população de cães de rua é alimentado pelos animais semidomiciliados, isto é, aqueles que tem moradia, mas transitam nos logradouros públicos; e por cães abandonados.
Apesar de todos os riscos que a vida errante proporciona, o aumento populacional de animais desamparados, foi bastante significativo nas últimas décadas, até porque a densidade demográfica humana, da qual são dependentes, cresce assustadoramente.
A esterilização animal ainda é o melhor método contraceptivo, tanto para impedir o nascimento de crias indesejadas, como para reduzir a taxa de natalidade dos animais excluídos e conseqüentemente evitar o desumano holocausto animal, ainda em prática em nosso país.
Sob o ponto de vista médico a castração tem suas vantagens. Reduzem significativamente o risco de doenças relacionadas à reprodução como a piometra (grave infecção uterina), câncer de mama (o segundo mais freqüente nas cadelas), pseudogestação (falsa prenhes) e aquelas enfermidades geneticamente dependentes, como o tumor venéreo, displasia da articulação coxofemoral, epilepsia, catarata juvenil, sarna demodécica, etc.
Sob a ótica comportamental ocorre diminuição da agressividade relacionada à sexualidade, da demarcação de território (xixi em locais inadequados), do constrangimento da masturbação em objetos e pessoas, e de fugas arriscadas a procura de acasalamento.
Essas vantagens são mais acentuadas na esterilização precoce, feita antes na puberdade.
Muito se fala sobre os inconvenientes relacionados à esterilização como a obesidade, diminuição indesejável da agressividade, retardo do crescimento e apatia. Realmente ocorre ganho de peso após a cirurgia, provocado pelo aumento do apetite e não pela castração, o que requer maior controle na ingestão de alimentos calóricos. A agressividade que diminui é a que tem relação com sexualidade. Ao contrário do que se pensa, nos animais precocemente esterilizados, há aumento do tamanho do animal devido ao retardo do fechamento da epífise óssea (responsável pelo crescimento do osso), indesejável em animais destinados a exposições.
Existe uma apreensão quanto à perda do desejo e satisfação sexual decorrentes da castração. Nos animais a libido é dependente de fatores hormonais e não psicológicos como ocorre nos humanos, a cópula é instintiva e só acontece com finalidade reprodutiva.

Jornal A voz da Cidade – 25/03/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário