segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Éden das matas verdejantes

Localizado em uma das mais exuberantes áreas verdes do país o Parque Estadual dos Três Picos abrange os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu onde se encontra 66 % de suas belezas..
Em sua Unidade de Conservação localizada em Boca do Mato um grupo de idealistas voltados à consciência ambiental se dedica de corpo e alma na preservação da mata e sua fauna nativa, apesar das inúmeras dificuldades que encontram pelo caminho que vai desde a insuficiência de pessoal para cobrir tamanha área até as dificuldades advindas da distorcida formação sócio-cultural dos moradores das cercanias do parque.
O desmatamento, a extração de palmito, a caça de animais e o aprisionamento de pássaros são práticas crônicas que minam a cada ano a vida do nosso paraíso verde.
A preservação da mata não passa só pela fiscalização e combate a degradação de sua flora e fauna provocadas pelos lenhadores, pelos palmiticidas, pelos caçadores impiedosos e pelos carcereiros de pássaros, mas também, pelo despertar da enfrascada consciência ambiental das populações que moram na região e dos que visitam o parque, que afetam o meio ambiente com suas inconseqüentes atitudes e seus abomináveis lixos.
A consciência ecológica das gerações futuras, se bem trabalhadas, será a saída para a vida da mata e de seus habitantes. A atitude da Unidade de Conservação localizada no município, envolvendo a comunidade e a rede escolar em suas atividades, inexoravelmente é o “start” para a preservação da vida na mata, das nascentes e formação de uma nova consciência ambiental.
A maior área remanescente da Mata Atlântica está localizada no Rio de Janeiro, nos outros estados, pouca coisa sobrou das garras devastadoras de suas populações.
A instalação do complexo petroquímico certamente provocará algum impacto na biodiversidade da região. O que se espera é que o bom senso prevaleça e que eficazes medidas preservacionistas sejam implantadas para que o sofrimento ambiental seja mínimo e que o Paraíso das Águas Cristalinas continue sendo o Éden das Matas Verdejantes.

Jornal a Voz da Cidade – 12/05/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário