domingo, 13 de dezembro de 2009

Intrigantes criaturas

No decorrer dos séculos a cobra sempre teve má fama. O homem em todos os tempos ouviu lendas e histórias envolvendo seu nome.
No amanhecer da humanidade lá estava ela seduzindo a mãe Eva e mudando radicalmente o curso da história. Representa as noites frias, pegajosas e os ocos úmidos da crosta terrestre.
Impõe à vítima uma morte rápida e dolorosa e ao mesmo tempo mostra o renascimento, a vida e o desconhecido, quando muda de pele.
Nos conhecimentos esotéricos é a energia dormente enroscada em si mesma, representada por uma serpente ígnea – a Kundalini. Deriva do Sânscrito e o seu nome é originário das escrituras do Shivaïsmo.
Em nossa região quase que a totalidade dos acidentes envolvendo serpentes são provocada por jararacas, principalmente entre os meses de setembro a março.
Jararacas, surucucus e cascavéis possuem em cada lado da cabeça uma fosseta loreal, orifício rico em terminações nervosas conectadas ao cérebro, através da qual percebem o tamanho da vítima e a que distância se encontra. As cobras corais não possuem este órgão termorreceptor.
A maioria dos acidentes envolvendo ofídios pode ser evitada usando botas de cano longo, botinas, caneleiras e luvas.
Não desmate e nem faça queimadas, mantenha limpo terrenos e quintais e proteja os gaviões, corujas e muçuranas, seus predadores naturais.
As cobras têm importância no equilíbrio vital, matá-las além de um contra-senso é crime de agressão contra a fauna. Preserve essas intrigantes criaturas e previna-se contra acidentes.

Cachoeiras Jornal – 05/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário