segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Os cães não são surdos

A audição dos cães é fenomenal, são capazes de ouvir sons de baixa e alta freqüência, inaudíveis aos nossos ouvidos. O que escutamos a cinqüenta, eles ouvem a quatrocentos metros.
Nossos ouvidos percebem numa freqüência de 16 hz a 20 khz já os cães ouvem ondas que variam de 10 hz a 40 khz, possuindo uma maior capacidade de percepção com relação aos agudos e graves.
Conseguem memorizar uma infinidade de tipos de barulhos e numa fração de 0,06 segundos detectam a sua origem, graças a anatomia e a mobilidade da sua concha auditiva, Antes mesmo de cheirar ou ver, seus ouvidos já captaram uma determinada coisa.
Os cães principalmente os urbanos entram em pânico quando nas datas festivas e na euforia dos finais de campeonato ficam sujeitos a um ensurdecedor avêrno de decibéis.
Durante a disputa eleitoral, o caos se instala no tranqüilo mundo dos cães. São quase uma centena de dias de uma variedade sonora alucinante, que vai desde os incessantes berros dos alto-falantes acompanhados de samba e forró às explosões dos fogos de artifícios.
No horário de pico, a salada composta de nomes, números e promessas eleitoreiras forma uns uníssonos enigmáticos, que reverbera nas paredes das edificações do centro comercial deixando os ouvidos caninos e humanos em estado de choque.

Caderno de Entretenimento – Prista - 01/09/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário