segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Município água

A natureza nos deu em abundância uma das maiores riquezas naturais do planeta. Rios, cachoeiras, cascatas, nascentes, fontes hidrominerais e chuvas enriquecem e embelezam nossas terras, geram vida e carreiam nutrientes através do seu solo fértil. Não é à toa que somos o paraíso das águas cristalinas.
Existe de uma maneira geral uma grande preocupação com a escassez de água potável e suas previsíveis conseqüências. A água do futuro será um bem de disputas entre os povos e guerras acontecerão pela sua aquisição.
A água é parte essencial da vida, basta dizer que compõe quase a totalidade do nosso corpo, dos animais e dos vegetais. É parte diária de nossas vidas, nos banhando, matando nossa sede e irrigando nossa agricultura.
Essas duas moléculas de hidrogênio ligadas a uma de oxigênio é a grande riqueza do nosso município, pena que a subestimamos por ignorância ou por incompetência.
Sob o aspecto ecológico continuamos maculando seu leito através do desmatamento crescente, da contaminação de seus mananciais e do desperdício.
Com relação à saúde pública a água é o principal meio de veiculação de enfermidades que ainda assolam nossas populações, é sabido que a grande maioria dos atendimentos em hospitais e postos de saúde são relacionados a agentes microbiológicos resultantes do consumo de águas impotáveis. A água destinada a consumo obrigatoriamente tem de ser submetida a parâmetros microbiológicos e atender a padrões de potabilidade antes de seu consumo pela população. A contaminação fecal da água ainda é um desafio para a medicina praticada em nosso meio.
Passam prefeitos, vereadores e secretários e a água continua esquecida, fluindo através da grande vala poluída em que se transformou o memorável rio Macacu, que recebe todo dia em suas entranhas os dejetos fétidos dos que o massacram.
Sanear o ambiente, destinar racionalmente o lixo, promover o tratamento e esgotamento sanitário, investir na preservação dos nossos mananciais, tratar a água destinada a consumo e promover a educação sanitária são elementos vitais para a concretização do “paraíso das águas cristalinas”.

Jornal A voz da Cidade – 09/09/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário