segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O gato doidão

Amados por uns e odiados por outros os gatos são fenomenais. Bastante ágeis, misteriosos, surpreendentes, independentes e muito inteligentes. Dentre os mamíferos é tido como o maior predador pela forma, sagacidade e diversidade de vítimas que abate. O nome gato vem de “quttah”, palavra de origem árabe.
O Miacis é o ancestral dos felinos, ursos, cães e uma das suas ramificações deu origem aos primeiros gatos – o Prociluris – e como conseqüência ao Felis lunensis, pai dos atuais gatos.
Excêntricos, alguns adultos e nunca os filhotes, apreciam o “catnip”, uma erva que possui uma substância oleosa denominada hepetalactone, que lhes proporciona um estado de semiêxtase e euforia. Após mastigar ou se esfregar na Nepeta cataria que é originária do Mediterrâneo, os bichanos ficam em transe por alguns minutos. A gatária ou erva-do-gato como também é conhecida, está para o gato assim como a maconha está para o homem. Sua substancia ativa entra na confecção de repelentes de insetos e em muitos produtos e brinquedos destinados a esses felinos.
Os olhos dos gatos brilham no escuro, isto acontece porque por de traz de sua retina existe uma camada de células especializadas – o tapetum lucidum - que reflete a luz recebida acentuando sua visão noturna.
Um gato nunca ronrona para outro gato, só o faz para o homem. Na maioria das vezes quando está feliz ou relaxado, com o intuito de lhe chamar a atenção. Existem várias teorias para explicar o ronronar: desde falsas cordas vocais, até o aumento de fluxo sanguíneo que provoca um ruído turbulento ressonando no seu diafragma.
Não transmitem asma como muitos pensam. No ato freqüente de lamber deixam na sua pelagem junto a saliva uma proteína que se aspirada desencadeia crises nos portadores de asma. Banhos regulares diminuem a concentração desta substância nos pêlos, tornando-os menos incômodos aos alérgicos. Segundo alguns pesquisadores, crianças que convivem com os gatos desde a tenra idade adquirem certa imunidade a este alérgeno.

Caderno de Entretenimento – Prista – 01/02/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário