segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Vacina contra dengue

Segundo especialistas, só em 2012 a vacina contra a dengue estará disponível para a população e protegerá contra os quatros tipos de vírus responsáveis pela doença. Dos sorotipos existentes o “den 3” é o mais virulento. O governo do estado de São Paulo e o Governo Federal em parceria com a Fundação PATH, de Bill Gates desenvolvem um programa para a fabricação do produto, pelo Instituto Butantã. A partir do próximo ano serão utilizadas em forma de teste em seres humanos. Protótipos do produto foram inoculados em macacos e apresentaram 100 % de eficácia.
Até lá a população estará vulnerável a surtos de conseqüências imprevisíveis, até porque a tática adotada pelos órgãos envolvidos nos programas de combate tem se mostrado ineficientes ou insuficientes durante estes 20 anos de combate.
A incidência da doença aumentou muito entre 2006 e 2007. Morreram, segundo o Ministério da Saúde, 121 pessoas de complicações provocadas pela virose e quase 500 mil foram infectados através da picada da fêmea do Aedes aegypti somente no período de janeiro a setembro deste ano, no País. Foram notificados casos de dengue em plena estiagem e o que pensar com a proximidade da estação chuvosa quando a proliferação do mosquito é intensa?!
Em alguns casos, os vírus produzem substancias que agridem a parede dos vasos
do indivíduo infectado com conseqüente extravasamento de líquidos que, aliados a uma expressiva queda no número de plaquetas acarretam hemorragia, hipotensão, choque e até morte. É o que caracteriza o dengue hemorrágico.
O advento da vacina, certamente trará benefícios irrelevantes à população, mas o objetivo de erradicar o vetor Aedes aegypti é imprescindível porque, além da dengue, o mosquito pode transmitir a temida febre amarela, endêmica na região Amazônica.
A vigilância doméstica é crucial para vencer esta batalha, até porque a grande maioria dos focos e criadouros do mosquito está no interior das casas e seus arredores. Se cada um participar da guerra contra o Aedes aegypti sua densidade será baixa e menor a possibilidade de ocorrência de surtos.
Mantenha o quintal limpo, a caixa d’água, cisternas e tonéis bem vedados, as calhas de escoamento desentupidas, os pneus protegidos das chuvas, a piscina tratada, a plantinha com terra e as garrafas emborcadas. Evite qualquer condição que acumule água limpa e parada.

Jornal A Voz da Cidade – 17/11/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário