segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Queijo com ácido sulfúrico

Durante a nossa existência ingerimos diariamente sólidos e líquidos necessários à manutenção do metabolismo e da vida no mundo tridimensional. Proteínas, hidratos de carbono, sais minerais, vitaminas e água compõem estas substâncias que absorvidas pela parede digestiva, nutrem e hidratam sistemas, órgãos, tecidos e abastecem de energia vital a mais recôndita célula do nosso corpo.
Ações fraudulentas envolvendo gêneros alimentícios, como a que ocorreu com a adição de soda cáustica e água oxigenada no leite UHT em Minas Gerais, e outras com agravos diversos, como o consumo de águas coliformizadas por dejetos, o açaí energizado pelo barbeiro e outras injúrias à saúde, põem em xeque um sistema de vigilância em saúde que beira o caos. Do jeito que a coisa anda, correremos o risco de lanchar vitamina de leite cáustico com sanduíche de queijo sulfúrico num quiosque qualquer da esquina.
Poucos municípios conferem aos seus habitantes efetivas ações preventivas de saúde, ligadas à fiscalização sanitária, controle de vetores e fauna sinantrópica. E pouquíssimos chegam a desenvolver programas de controle da população de animais abandonados, sem recorrer ao holocausto canino nas câmaras de extermínio. Infelizmente a grande maioria ignora a medicina preventiva e investe fartos recursos em diagnósticos e tratamentos.
O próximo chefe do Executivo municipal governará num período de franca expansão populacional acompanhada de seus agravos, a reboque da instalação do COMPERJ em Itaboraí. É esperado que insalubridades resultantes dessa expansão apontem para a intensificação das ações voltadas à vigilância, fiscalização sanitária e controle de zoonoses.
E para a necessidade de uma maior atenção com os animais errantes que, em algumas ocasiões, nauseabundos, se arrastam pelas calçadas da cidade, propagando enfermidades e mostrando através de suas chagas, o decadente lado da irracionalidade humana.

Jornal A Voz da Cidade – 17/11/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário