domingo, 13 de dezembro de 2009

Eternos adolescentes

Os cuidados com os filhotes começam pela futura mamãe com administração prévia de vermífugo, vacinas e equilibrada alimentação, para que os futuros filhotes nasçam sadios, sem vermes e protegidos das enfermidades infecciosas comuns nesta fase. Através dos anticorpos maternos contidos no colostro, adquirem imunidade passiva até serem protegidos através da vacinação que tem início a partir do 45° dia de vida.
Até os trinta dias após o nascimento, a alimentação do “bebê cão” é exclusivamente de leite materno, sendo substituído gradativamente por alimentos sólidos. No comércio são encontradas inúmeras marcas indicadas para a fase de crescimento do animal, é prudente ministrar uma ração balanceada e de boa qualidade, haja vista que as necessidades protéicas, calóricas e vitamínico-minerais neste período são maiores e específicas.
Filhotes devem ser alimentados inicialmente quatro vezes ao dia. Não é aconselhado deixar o alimento exposto por muito tempo, devido à possibilidade de contaminação por microorganismos, responsáveis por severos distúrbios digestivos nos gulosos filhotes ou servir de tira-gosto, para os para o deleite dos ratos vizinhos.
A água deve ser oferecida o tempo todo e o bebedouro tem de ser lavado e esfregado, pelo menos uma vez por semana. Os ovos do mosquito da dengue “Aedes aegypti” se fixam nas paredes do vasilhame permanecendo viáveis por até um ano, mesmo quando dessecados, na ausência de água.
Dependendo do ambiente onde vivem, os cãezinhos estarão sujeitos em menor ou maior grau a infestações por vermes intestinais, pulgas e carrapatos, responsáveis por transtornos de gravidade variável à sua saúde. Alguns desses vermes parasitam o homem, principalmente as crianças. O controle permanente desses parasitas é imprescindível e requer orientação do médico veterinário.
Aos quatro meses de idade já devem ter tomado todas as vacinas necessárias, o que deve ser feito por um profissional. As importadas ainda são as mais usadas nas clínicas e as mais procuradas por sua qualidade e confiabilidade.
E pra finalizar é importante estar atento ao período de socialização, que ocorre na primeira infância. Uma fase de socialização traumática é a gênese de alterações comportamentais na vida adulta, como agressividade descontrolada, depressão, taras e fobias.
Um filhote bem cuidado, amado e respeitado será um adulto seguro e feliz.

Jornal A Voz da Cidade – 15/04/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário