segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Homenagem ao meio ambiente

Sem muita coisa para comemorar, transcorreu na terça-feira última o dia dedicado ao meio ambiente. Nos 348 mil hectares, existentes no estado, as irregularidades e agressões são práticas rotineiras.
As 29 Unidades de Conservação (UCs) - o Parque Estadual dos Três Picos, localizado em solo cachoeirense é uma delas – funcionam com falta de condições de trabalho frente a grande demanda de agressões, comuns em suas áreas de abrangência e a verba, destinada a essas unidades, sequer atendem as suas necessidades básicas de funcionamento.
A destinação de recursos para o setor é imprescindível para o fortalecimento das atividades educacionais, de fiscalização e de recuperação ambiental. O Instituto Estadual de Floresta (IEF) dispõe no orçamento de 2007 menos de 635 mil reais como recursos próprios do Governo do Estado, para executar suas atividades em suas Unidades de Conservação.
A parceria do IEF com outros órgãos e empresas como a Petrobras tem grande importância no fortalecimento de suas atividades, embora essas relações tem de ser bem analisadas. Sabemos que a Petrobras é uma das empresas que mais agridem o meio ambiente no estado.
A instalação do Complexo Petroquímico na região, o maior projeto individual da história da Petrobrás, certamente terá significativa emissão atmosférica de poluentes e uma forte demanda populacional a serviço do complexo, que inevitavelmente causará impactos de diversos graus a região. Fatalmente o progresso trás a reboque o aumento dos transtornos sociais e intensificação da degradação ambiental.
Forte investimento oriundo dos Governos, da Petrobrás e de outras empresas parceiras tem de ser direcionado à proteção do meio ambiente para que o pouco que resta da devastada Mata Atlântica não seja aniquilado, justificando um progresso.

Jornal a Voz da Cidade – 09/06/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário